Audições, e agora?




Para que serve uma audição - e como montar sua performance para ela 

Até chegar no palco, cada detalhe de um musical é extremamente planejado e pensado. Do figurino aos acordes mais adequados, tudo ali, diante do público, foi cuidadosamente escolhido pela equipe de direção. Inclusive os atores. Por isso, é comum que grandes produções de espetáculos teatrais, musicais ou de dança realizem audições para selecionar seu elenco - ou parte dele. “Nesse contexto, uma audição pode ser entendida como uma espécie de entrevista de emprego, em que o candidato ao papel demonstra ter as habilidades necessárias para executá-lo”, explica Débora Bérgamo, diretora do Projeto Broadway. Mas essas audições estão muito distantes daquelas que assistimos em programas de calouros, como X Factor ou Got Talent. Os profissionais que avaliam os “candidatos” não estão ali para julgá-los enquanto artistas: “uma audição tem a função de justamente avaliar e encontrar o artista mais adequado, na visão da equipe de direção, para determinado papel”, complementa. Levando em consideração as características do personagem em questão, uma audição pode ter diferentes etapas, incluindo interpretação, dança, canto e outras habilidades.

Audições para o Projeto Broadway

Para fazer o curso de Formação em Teatro Musical (https://www.projetobroadway.com.br/formacao), que começa a cada novo semestre, o Projeto Broadway promove audições com os candidatos. Mas, nesse caso, como não há “vaga para um personagem em jogo”, o objetivo é um pouco diferente das audições de elenco de espetáculos. A Débora explica: “essas audições servem para que os professores e diretores conheçam melhor o futuro aluno, suas habilidades - ainda que em um nível iniciante”.

Apaixonado por musicais desde criança, Antonio Nascimento Junior, que está no Módulo II do curso, lembra com carinho do momento em que as portas do projeto se abriram para ele. "Foi incrível. Eu estava nervoso, com medo de cantar errado e pensei que não ia conseguir. Mas todos foram muito queridos e legais comigo e me deixaram muito à vontade”.

Há também audições para o preenchimento das vagas do programa de Bolsa Monitoria Estudantil (https://www.projetobroadway.com.br/editalbolsamonitoria) – em que o aluno ganha um desconto no valor das parcelas do curso e desenvolve atividades extras, como auxílio aos professores, manutenção de acervo e apoio pedagógico. Por isso, as audições para as bolsas também consideram algumas informações sobre a vida do aluno, que podem ajudar a compreender em que área de monitoria ele vai se desenvolver melhor.

E o frio na barriga?

É claro que ele vem (e se não viesse, nem teria graça, né?). Mas isso não pode te paralisar. Muitas pessoas “fogem” de audições por medo de não se saírem bem ou de receber um não. Para ajudar, a Débora listou algumas dicas.

“A primeira coisa é entender bem qual a proposta da audição. Depois, perguntar para si mesmo: o que de melhor eu posso apresentar para a banca? E a partir daí, escolher um material adequado, que mostre esse seu talento: música, coreografia, texto, performance, etc. É interessante treinar algumas vezes na frente do espelho, gravar para assistir, se auto avaliar e até mesmo convidar aquele amigo legal para te assistir treinar. Isso ajuda muito a se concentrar e a diminuir a ansiedade de se apresentar para os outros”

O que fazer na sua audição

Seja simpático;

Se prepare, mesmo que minimamente (ensaie seu número, conheça o personagem que está interpretando);

Demonstre confiança;

Seja honesto e objetivo;

Se houve algum deslize grave, que comprometa sua performance, não tenha medo de pedir para recomeçar;

Seja você mesmo, o tempo todo!

O que não fazer na sua audição

Se desculpar o tempo todo;

Apresentar algo que seja constrangedor;

Ir para a audição sem estudar o conteúdo que vai apresentar.

Ah, tem mais um detalhe: quem avalia entende bem o nervosismo de quem está se apresentando. No Projeto Broadway, a equipe está treinada para essas situações e sabe exatamente como analisar sua performance além da ansiedade e nervosismo. Ou seja: mesmo que role aquela tremidinha na voz, os profissionais ali estão de olho em tudo e vão saber considerar o seu melhor - que é o que realmente importa.

Então anota na agenda: as próximas audições para o Curso de Formação em Teatro Musical acontecem nos dias 14 de junho e 9 de julho. É possível se inscrever até o dia da audição (mas os horários são limitados, então vale a pena se adiantar), por esse link (https://docs.google.com/forms/d/1hwGbSL3YvQ2EOo83q4p-VY1nwUr2btLhGcjpJCEX1ME/viewform?usp=sharing&edit_requested=true). Para participar, é só preparar uma apresentação com até cinco minutos de duração. Pode ser um monólogo, uma coreografia ou uma canção de sua escolha (haverá caixa de som na sala se desejar trazer playback no celular ou pendrive). Veja mais informações no nosso site (https://www.projetobroadway.com.br/audicao) e venha fazer teatro musical conosco!


Escrito por Ana Flávia Silva

0 visualização

© 2019 Projeto Broadway

  • Facebook Clean
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon