• Audrey Fontana

4 OBRAS PARA CONHECER LIN-MANUEL MIRANDA

Atualizado: 4 de mar.


Foto: MARIO ANZUONI / REUTERS

A obra de Lin-Manuel Miranda é o tema da nossa primeira turma do curso Em Cartaz do módulo introdutório em teatro musical da Escola Projeto Broadway e no post de estréia do blog falaremos um pouco sobre quatro de seus grandes trabalhos.

Lin-Manuel é ator, compositor, letrista, roteirista, dramaturgo e diretor, ganhador de prêmios renomados, como Prêmio Pulitzer, Grammys, Emmy, Tonys, e muitos outros, sem contar sua indicação mais recente ao Oscar de melhor canção original por “Dos Oruguitas” do filme da Disney “Encanto”. Frequentemente chamado de gênio, é uma das grandes mentes da Broadway e Hollywood dos dias de hoje e sua lista de trabalhos influentes não para de aumentar.

Confira algumas de suas obras a seguir:


A estreia em “In the Heights"



“In the Heights”, de 2007, é a peça musical de estreia de Lin na Broadway. Com roteiro e músicas originais foi indicada ao Tony Awards em diversas categorias, sendo vencedor em quatro delas, melhor musical, melhor coreografia, melhor orquestra e melhor trilha sonora original, sendo este, o primeiro Tony de Lin-Manuel Miranda. Em 2021 a peça ganhou sua versão para o cinema, o título em português da obra é “Em um Bairro de Nova York” e está disponível no HBO Max.

Situada em um bairro periférico nova-iorquino habitado por imigrantes, a história faz referência às veias latinas de Miranda. Usnavi, personagem principal, é um comerciante local apaixonado que anseia por uma vida melhor, entretanto precisa lidar com as dificuldades e mudanças que o bairro e sua comunidade vem sofrendo. Através dos números musicais, Lin consegue representar a sociedade latina e abordar temas pertinentes, como por exemplo a imigração ilegal e o sonho americano.


Um fenômeno chamado “Hamilton”



Se você gosta de teatro musical e de Lin-Manuel Miranda, já deve ter se pego cantarolando “My Shot” ou escutado qualquer outra música do espetáculo “Hamilton”, que além de ter sido um estrondoso sucesso de bilheteria, fez história ao ser nomeado para 16 Tonys, dos quais faturou 11. Além disso, a obra foi vencedora do Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical e rendeu o Prêmio Pulitzer de drama para Lin. A peça estreou off-Broadway em 2015, mas fez tanto sucesso que chegou aos palcos da Broadway no final do mesmo ano.

O espetáculo narra a história de Alexandre Hamilton, interpretado por Lin, um antigo secretário do Tesouro dos Estados Unidos e considerado um dos pais fundadores do país. A obra conta com uma narrativa revolucionária de números musicais sem pausas e uma estrutura gigantesca de palco, cenários e figurinos. Política, economia, revoluções sociais e o papel da guerra são temas centrais da peça, que pode ser assistida no Disney+.


A estreia como diretor em “Tick Tick… BOOM!”



“Tick Tick… BOOM!”, um original Netflix de 2021, é a estreia de Lin-Manuel Miranda como diretor nas telonas. O filme que concorre ao Oscar 2022 nas categorias de Melhor Ator, pela incrível atuação de Andrew Garfield, e Melhor Edição, narra a história de Jonathan Larson, compositor de Rent, durante seus anos antes da fama quando aspirava conseguir produzir Superbia, sua primeira peça musical, e sua passagem por uma crise existencial aos 30 anos. “Tick Tick… BOOM!” é uma adaptação para o cinema da peça de mesmo título sobre a vida de Larson, escrita por ele mesmo, que traduz suas angústias e dificuldades ao tentar se introduzir no mercado musical ao mesmo tempo que tenta manter suas relações amorosas e amizades sem desistir de seu grande sonho.


O mais novo queridinho da Disney, “Encanto”



A animação “Encanto”, disponível no Disney+, conta a história da família Madrigal e dos poderes mágicos de cada um de seus membros, super força, cura e ler mentes são apenas alguns dos exemplos. Os Madrigal são responsáveis por manter a mágica viva na pequena vila secreta chamada de um Encanto, situada na Colômbia. Mirabel é a única que não recebeu um poder extraordinário, mas ao ver a magia da família em perigo faz de tudo para salvá-la. “Encanto” é um filme super divertido para ver com toda a família, conta com músicas animadas, enredo cativante e personagens carismáticos.

Aclamado pela crítica em todo o mundo, o filme foi indicado a três categorias do Oscar de 2022, incluindo Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original, “Dos Origuitas”, de Lin-Manuel Miranda. Confira:



Você já assistiu alguma dessas obras? Conte para nós nos comentários.

Quer saber mais sobre Lin-Manuel Miranda? Visite o site do artista e faça sua inscrição no nosso curso Em Cartaz.



Sobre mim: Sou uma engenheira que não consegue viver sem arte e encontrou no teatro musical uma maneira mais divertida de encarar a vida e no Projeto Broadway uma segunda casa. Prazer, Audrey.





39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo